sábado, 8 de março de 2014

Secretaria da Educação do estado dá boas-vindas a estudantes da rede estadual na segunda-feira(10/03)

Com uma ce­le­bração à di­ver­si­dade cul­tural baiana, a Se­cre­taria da Edu­cação do Es­tado da Bahia dá as boas vindas aos es­tu­dantes da rede es­ta­dual no dia 10 de março, às 8h30, na Aber­tura do Ano Le­tivo 2014. O evento, que vai acon­tecer no Centro Edu­ca­ci­onal Car­neiro Ri­beiro – Es­cola Parque, no bairro da Caixa D´Água, em Sal­vador, com a pre­sença do Se­cre­tário da Edu­cação, Os­valdo Bar­reto, e trans­missão ao vivo pela TVE e aqui, no Portal da Edu­cação, marca o re­torno de cerca de um mi­lhão de es­tu­dantes às es­colas da rede es­ta­dual. A ini­ci­a­tiva vai contar com apre­sen­ta­ções de ar­tistas e es­tu­dantes que re­tratam as par­ti­cu­la­ri­dades da Bahia, além de fazer uma ho­me­nagem a Do­rival Caymmi.
Entre as no­vi­dades para o ano le­tivo de 2014, está o in­ves­ti­mento da Se­cre­taria da Edu­cação na am­pli­ação dos Cen­tros No­turnos do Es­tado da Bahia (Ceneb). Sal­vador, in­clu­sive, terá o seu pri­meiro Centro neste ano, no Co­légio Es­ta­dual Tei­xeira de Freitas. O Centro fun­ci­o­nará no pe­ríodo es­colar re­gular do turno no­turno, das 18h30 às 22h.

O Ceneb é vol­tado, es­pe­ci­al­mente, para es­tu­dantes tra­ba­lha­dores do en­sino médio, da Edu­cação de Jo­vens e Adultos (EJA) e da Edu­cação Pro­fis­si­onal que não podem fre­quentar a es­cola no turno diurno. A pro­posta pe­da­gó­gica é pau­tada em três di­men­sões: mundo do tra­balho, ci­ência e tec­no­logia e arte e cul­tura, di­a­lo­gando com os di­versos com­po­nentes cur­ri­cu­lares da edu­cação bá­sica e dando um novo sig­ni­fi­cado ao en­sino no­turno.

O Ceneb foi im­plan­tado, em 2013, com su­cesso, em Feira de San­tana, Se­nhor do Bonfim e Vi­tória da Con­quista. Em 2014, novos cen­tros também serão im­plan­tados em Ita­ma­raju, Con­ceição do Coité, Ja­co­bina, Campo For­moso e Ca­cho­eira.

Para o se­cre­tário da Edu­cação do Es­tado, Os­valdo Bar­reto, o ob­je­tivo é ofertar, cada vez mais, um en­sino plural, de forma que fa­ci­lite a di­nâ­mica de vida do es­tu­dante da rede es­ta­dual. “Nós temos sempre que atentar para as novas ne­ces­si­dades dos es­tu­dantes no mundo de hoje. Para isso, pen­samos em al­ter­na­tivas pe­da­gó­gicas que atendam a estas de­mandas. É o caso do Centro No­turno. Já tes­tamos a ex­pe­ri­ência em ou­tros mu­ni­cí­pios do Es­tado e per­ce­bemos que é uma ini­ci­a­tiva muito po­si­tiva. Em Sal­vador, os que tra­ba­lham du­rante o dia, na re­gião cen­tral da ci­dade, po­derão es­tudar à noite, no Ceneb. Também há a opção de o tra­ba­lhador trazer seu filho pela manhã e deixá-lo em uma das es­colas que ofer­tarão edu­cação in­te­gral na re­gião”, acres­centou.

Centro de Sal­vador – Além do Ceneb no Co­légio Es­ta­dual Tei­xeira de Freitas, ou­tras ações da Se­cre­taria também for­ta­lecem a edu­cação bá­sica no Centro de Sal­vador. A edu­cação in­te­gral é ofe­re­cida nos co­lé­gios es­ta­duais Ruy Bar­bosa e Se­ve­rino Vi­eira, em Na­zaré, e no Co­légio Es­ta­dual Ypi­ranga, no Dois de Julho. A mo­da­li­dade também será ofer­tada no Co­légio Es­ta­dual da Bahia (Cen­tral), uma das uni­dades de en­sino mais tra­di­ci­o­nais da ca­pital e que já conta com o Centro Ju­venil de Ci­ência e Cul­tura (CJCC).

Aber­tura do Ano Le­tivo 2014 – No Centro Edu­ca­ci­onal Car­neiro Ri­beiro – Es­cola Parque, na se­gunda-feira (10/03), es­tu­dantes, pro­fes­sores e di­ri­gentes terão um evento de boas-vindas es­pe­cial, tendo a Bahia como grade ho­me­na­geada. Para isso, o cantor Ma­teus Ale­luia vai apre­sentar as can­ções A Bahia em Qual­quer Cor e Suíte do Pes­cador (Minha jan­gada Vai Sair Pro Mar), de Do­rival Caymmi.
O evento também vai contar com a pre­sença de es­tu­dantes que par­ti­ci­param de pro­jetos ci­en­tí­ficos, ar­tís­ticos, cul­tu­rais e es­por­tivos de­sen­vol­vidos pela Se­cre­taria da Edu­cação. Entre eles, está Ca­ro­lina Nas­ci­mento, se­le­ci­o­nada na úl­tima edição do Fes­tival Anual da Canção Es­tu­dantil (Face). A es­tu­dante vai in­ter­pretar Muito Além de Ser Baiana, de sua pró­pria au­toria. No es­paço, vão estar pre­sentes, ainda, 30 obras de alunos de­sen­vol­vidas no pro­jeto Artes Vi­suais Es­tu­dantis (AVE), que fazem re­fe­rência à obra de Caymmi.

“A nossa ideia é mos­trar muito do tem­pero da Bahia, mar­cado por uma grande di­ver­si­dade de ritmos, cores e gê­neros. Um Es­tado que tem a sua ginga, a sua forma de viver bem ca­rac­te­rís­tica. Reu­nimos todos estes ele­mentos neste evento que dá início ao ano le­tivo”, disse Nide Nobre, co­or­de­na­dora de Pro­jetos In­ter­se­to­riais da Se­cre­taria.

Ela res­salta que a ideia também foi di­a­logar com di­reito à me­mória e à cul­tura, com pro­jetos como Di­ta­dura Mi­litar Di­reito à Me­mória: 50 anos do golpe mi­litar de 1964, de­sen­vol­vido pelas se­cre­ta­rias da Edu­cação e de Cul­tura, e a 3ª Bi­enal das artes da Bahia, que vai acon­tecer de maio a se­tembro de 2014.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário