quarta-feira, 26 de março de 2014

Secretaria inicia atividades do Gestar e do Ciência na Escola

A Se­cre­taria da Edu­cação do Es­tado da Bahia ini­ciou ofi­ci­al­mente, nesta se­gunda-feira (24/03), as ati­vi­dades dos pro­jetos Gestar na Es­cola e Ci­ência na Es­cola para o ano le­tivo de 2014. O evento, re­a­li­zado no Ins­ti­tuto Anísio Tei­xeira (IAT), na Av. Pa­ra­lela, em Sal­vador, foi trans­mi­tido para as te­les­salas das Di­re­to­rias Re­gi­o­nais de Edu­cação, em todo o Es­tado. Ar­ti­cu­lados à pro­posta pe­da­gó­gica das es­colas da rede es­ta­dual de en­sino, os pro­jetos fo­mentam o pro­ta­go­nismo do es­tu­dante, por meio de ex­pe­ri­ên­cias de apren­di­zagem.
O se­cre­tário da Edu­cação do Es­tado, Os­valdo Bar­reto, pa­ra­be­nizou os pro­fes­sores pelo su­cesso dos pro­jetos. “O Gestar e o Ci­ência na Es­cola são ex­pe­ri­ên­cias pe­da­gó­gicas que se for­ta­lecem e dão certo porque são co­or­de­nadas por pro­fes­sores da nossa rede. Do­centes que tra­ba­lham em con­junto com a Se­cre­taria para a cons­trução de uma es­cola pú­blica de qua­li­dade, que ga­ranta ao es­tu­dante o di­reito de aprender”, disse.

Fotos:Ro­berta Ro­dri­gues/IAT

Para a co­or­de­na­dora Daday Sales, “o maior ob­je­tivo do Gestar é con­tri­buir para o pro­jeto de vida dos es­tu­dantes”, en­fa­tizou. Uti­li­zando ma­te­rial di­dá­tico com­ple­mentar, o pro­jeto, assim como o Ci­ência na Es­cola, es­ti­mula ex­pe­ri­ên­cias que vão além do co­nhe­ci­mento teó­rico. “O livro traz muitas ati­vi­dades in­te­res­santes e di­nâ­micas, que des­pertam o in­te­resse de aprender. Hoje, eu tenho mais cu­ri­o­si­dade, quero aprender sobre as coisas que eu ainda não sei”, contou o es­tu­dante da 8ª série do Co­légio Es­ta­dual São Da­niel Com­boni, no bairro Sus­su­a­rana, Mayke Silva Santos, 14 anos.
Além de es­tu­dantes, pro­fes­sores e ges­tores, o evento contou, ainda, com a par­ti­ci­pação do ex-go­ver­nador do Es­tado da Bahia, Ro­berto Santos, que é pre­si­dente da Aca­demia de Ci­ên­cias da Bahia e pa­trono do Pro­grama Ci­ência na Es­cola. “Na Aca­demia, nos apro­xi­mamos do Ci­ência na Es­cola e es­ta­be­le­cemos uma co­nexão com os nossos tra­ba­lhos, que são feitos por pes­qui­sa­dores, porque com­pre­en­demos que o apren­di­zado ci­en­tí­fico co­meça na es­cola bá­sica”, de­clarou Ro­berto Santos.
Ao final do evento, o se­cre­tário Os­valdo Bar­reto e o ex-go­ver­nador Ro­berto Santos vi­si­taram a ex­po­sição de pro­jetos e obras pro­du­zidas por es­tu­dantes nos con­textos es­co­lares e a uni­dade Móvel Edu­ca­tiva da Co­elba, par­ceira do Pro­grama Ci­ência na Es­cola.   
Edu­cação Ci­en­tí­fica – Du­rante as ati­vi­dades do Ci­ência na Es­cola, em 2013, quando cur­sava o 2º ano do en­sino médio, no Co­légio Es­ta­dual Wilson Lins, no mu­ni­cípio de Va­lente, Gus­tavo Santos Araújo, 16 anos, de­sen­volveu, jun­ta­mente com o seu pro­fessor, um bloco es­tru­tural a partir da fibra re­si­dual de sisal. A ex­pe­ri­ência serviu para dar uma des­ti­nação à fibra, que era des­car­tada, cri­ando um pro­blema para a ci­dade, e, também, gerou um pro­duto mais ba­rato e re­sis­tente que os blocos tra­di­ci­o­nais. "Poder re­a­lizar pro­jetos é uma coisa que me faz bem. Você sempre aprende mais quando você con­segue trans­formar o co­nhe­ci­mento teó­rico em prá­tica”, afirmou o es­tu­dante.

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