Conheça mais sobre a UAB e o NTE
"O Sistema UAB tem como prioridade a ampliação e interiorização da oferta de formação inicial e continuada de professores, por meio da educação à distância, e desenhos curriculares inovadores com uso ampliado de tecnologias da informação e comunicação".
À frente da Dired, o professor Rodrigo Camargo é um grande defensor da
educação à distância e garante que o verdadeiro desafio do seu trabalho é
conseguir consolidar um parque tecnológico e institucional sustentável,
que seja capaz de expandir, com solidez e estratégia, o desenvolvimento
regional dos diversos territórios de identidade da Bahia. Em entrevista
exclusiva à equipe de comunicação do IAT, Rodrigo fala também sobre a
Universidade Aberta do Brasil, os Núcleos de Tecnologia Educacional e
garante que todo o trabalho é feito de maneira integrada e colaborativa.
.O que é a Dired e quais os seus projetos?
A Diretoria de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais tem como
missão articular diversas ações de formação de profissionais da educação
através do uso integrado de novas tecnologias da informação e
comunicação, as TIC. Para lidar com esse desafio de maneira
estruturante, contamos com uma rede de apoio formativo distribuída por
todo o Estado, que consta de um sistema de transmissão de
videoconferência com 32 auditórios, 16 Núcleos de Tecnologia Educacional
e 26 polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Com essa estrutura
física e tecnológica, buscamos chegar com os projetos da Secretaria
Estadual de Educação a todos os cantos da Bahia.
.O que é a UAB?
O Sistema Universidade Aberta do Brasil é um programa criado pelo
Ministério da Educação e operacionalizado pela CAPES para fomentar a
educação a distância (EAD) no setor público através das Instituições de
Ensino Superior (IES) e dos governos locais. Assim, a UAB não é uma
universidade física, mas um sistema integrado por universidades públicas
e governos municipais e estaduais, que são os mantenedores de polos de
apoio formativo. O Sistema UAB tem como prioridade a ampliação e
interiorização da oferta de formação inicial e continuada de
professores, por meio da educação à distância, e desenhos curriculares
inovadores com uso ampliado de tecnologias da informação e comunicação.
.Quem pode se inscrever nos cursos de graduação da UAB?
Os professores podem se inscrever nos cursos ofertados pelas universidades através da UAB na plataforma Paulo Freire http://freire.mec.gov.br/index-static,
pelo plano de formação de professores das escolas, por meio do PDE
interativo e pela candidatura às vagas destinadas à demanda social. Para
se inscrever nos cursos do Sistema UAB por meio destas plataformas, o
candidato deve ser professor da rede pública estadual ou municipal e
seguir os prazos de inscrição que são divulgados pela internet nos
portais do MEC, da SEC/IAT, das respectivas plataformas mencionadas e
das próprias universidades. Além disso, o candidato deve ser aprovado em
um processo seletivo da universidade. O acesso aos cursos ofertados
para a demanda social no Sistema UAB é aberto a qualquer candidato que
tenha sido aprovado em processo seletivo organizado pela universidade
que ofertará o curso escolhido.
.Quais os benefícios para o professor da Rede Estadual?
Apoio logístico, através da bolsa-auxílio, para aqueles que não residem
na cidade onde se localiza o polo da UAB que ofertará o curso.
.Quantos polos existem e como eles funcionam?
Temos hoje na Bahia 58 polos de apoio formativo, sendo 32 municipais e
26 estaduais. Os polos funcionam em consonância com os modelos de EAD de
cada universidade que oferta cursos, utilizando diversas mídias e
sistemas de ensino integrado a plataformas digitais com tutoria a
distancia e presencial. Todos os polos são dotados de uma infraestrutura
física, tecnológica e de recursos humanos que garante o pleno
desenvolvimento das atividades dos cursos com qualidade, segundo as
diretrizes da CAPES e contínua avaliação deste órgão do MEC.
.Quais os desafios de coordenar este programa?
Os desafios são vários e podemos mencionar alguns aqui. Em primeiro
lugar, temos envidado esforços para garantirmos a melhor infraestrutura
possível para os polos que são continuamente avaliados seguindo o padrão
rigoroso da CAPES/MEC, responsável atualmente pelas políticas de
pós-graduação e de formação de professores em exercício no Brasil. Outro
desafio é o processo de institucionalização da EAD no Estado e nas
universidades públicas que ofertam cursos pela UAB. Além disso, temos o
trabalho contínuo de formação de opinião acerca da importância da
educação a distância na atualidade a fim de acompanharmos a crescente
tecnologização da sociedade, expandirmos o acesso ao ensino e à formação
continuada. Todos estes aspectos visam garantir sustentabilidade
institucional, técnica, jurídica e financeira com a meta de se
consolidar a oferta de cursos seguindo todos os padrões de qualidade
indicados pelo MEC. Assim, vejo que o grande desafio é consolidar um
parque tecnológico e institucional sustentável que seja capaz de
expandir com solidez e estratégia impulsionando o desenvolvimento
regional dos diversos territórios de identidade da Bahia. Este processo
desafiador deve envolver o Estado como um todo.
.Qual a avaliação da UAB até agora?
A melhor possível! Estamos muito felizes com o andamento dos trabalhos
até o momento. Temos uma equipe competente, extremamente comprometida
com as atividades e que conta com o apoio de diversos setores do IAT e
da SEC para lidar com os desafios do cotidiano. Em 2011, atingimos a
meta estabelecida de formalizar toda a documentação solicitada pela
CAPES/MEC, como os termos de compromisso, acordos de cooperação técnica,
bem como a publicação do decreto de criação dos polos (decreto estadual
13.301 de 19/09/11). Com estas ações concluídas em 2011, avançamos
muito no processo de institucionalização dos polos estaduais da UAB na
Bahia.
.Existem perspectivas da criação de novos polos?
Como falei anteriormente, nosso foco este ano é a consolidação da
infraestrutura (física, tecnológica e de pessoal) dos polos UAB e a
regularização de pendências identificadas pela CAPES durante vistorias
realizadas nos polos, do segundo semestre de 2011 a maio de 2012. Neste
sentido, a DIRED está diretamente alinhada com a prioridade atual da
diretoria de EAD da CAPES, que busca regularizar a situação dos 774
polos existentes no país antes de poder avaliar e deliberar acerca de
processos de criação de novos polos. Com esta consolidação, a
expectativa é o fortalecimento de articulação acadêmica sustentável para
a ampliação da oferta de cursos pelas universidades partícipes do
consórcio da IPES públicas do Estado.
.E o NTE? Qual a sua função dentro da Secretaria da Educação?
Os Núcleos de Tecnologia Educacional tem um papel muito importante na
SEC. Eles estão na frente de apoio de ações estruturantes que visam
fortalecer o aprendizado dos alunos da rede estadual e representam a
capilaridade das ações do IAT em todo o Estado. Hoje é difícil pensar em
escola sem tecnologias e os NTE são centros de especialistas em TICs,
com professores altamente qualificados. Assim, os profissionais que
atuam nos NTEs trabalham com professores e com as escolas nos processos
de disseminação e consolidação do uso das novas tecnologias, garantindo
também a chegada de diversos projetos das SEC/IAT, presencialmente e por
meio de plataformas digitais, nas escolas de suas áreas de abrangência.
Orientados pela Coordenação de Tecnologia Educacional, os NTEs promovem
ainda diversos cursos e oficinas, acompanhando e avaliando os projetos
com as TIC nas escolas.
.Quantos NTEs existem e onde estão?
Sao 16 NTEs, sendo três localizados em Salvador e os outros 13 no
interior do Estado, em Feira de Santana, Itabuna, Jequié, Juazeiro,
Barreiras, Teixeira de Freitas, Alagoinhas, Paulo Afonso, Guanambi,
Itaberaba e Jacobina.
.Quais as ações do NTE para subsidiar a formação de professores do Estado?
Atualmente, são diversas as ações dos NTEs no campo de formação dos
professores. Vou citar algumas. Para fortalecer o funcionamento dos
laboratórios de informática e a cultura digital nas escolas está sendo
implantado o Projeto Monitor de Informática, que qualificará alunos de
escolas da rede com o curso de manutenção e assistência de computadores.
Os professores e técnicos de informática dos NTEs estão trabalhando no
desenvolvimento deste programa em conjunto com o IAT. Além desta ação
estruturante, estão previstas, ou já em andamento, diversas outras ações
em parceria com outros projetos e setores da SEC/IAT para 2012, como a
Rede Anísio Teixeira, o programa Ensino Médio Em Ação, a Feira de
Ciências e o PAIP – Programa de Monitoramento, Acompanhamento, Avaliação
e Intervenção Pedagógica. Além destas ações integradas, os NTEs dão
continuidade a alguns cursos do PROINFO/MEC - Programa Nacional de
Tecnologia Educacional e ao Projeto UCA – Um Computador por Aluno.
Ainda, no final do ano, teremos o 1º Fórum de Tecnologias Educacionais
que visa à promoção de um intercâmbio entre educadores, universidades e a
equipe dos NTEs. Assim poderemos ver os projetos desenvolvidos pelos
NTEs e pelas escolas da rede estadual de ensino na área das TIC. O
evento será um espaço para troca de experiências entre a DIRED a Rede
Anísio Teixeira e os projetos de tecnologias desenvolvidos na rede
estadual de ensino com atuação dos Núcleos de Tecnologia Educacional.
.Tem alguma informação que você gostaria de acrescentar?
Gostaria de, primeiramente, agradecer a oportunidade de dar essa
entrevista e falar sobre a importância da DIRED continuar trabalhando,
cada dia mais, de maneira integrada e efetivamente colaborativa. Tenho
dito aqui no IAT que a DIRED está espalhada por todo o Estado. Só
contando com a força de todos é que podemos impulsionar as ações porque,
para chegar a toda a Bahia de maneira abrangente, é fundamental
utilizar a educação a distância e as tecnologias da informação e da
comunicação. Assim, queria agradecer a todos que tem abraçado os
projetos e trabalhado com muita força para garantirmos formação,
infraestrutura e valorização contínua com o intuito de construir uma
escola pública de qualidade para todos. Queria agradecer também a todos
os setores do IAT, da SEC das DIREC e das universidades que tem nos dado
apoio para levarmos a cabo nossas tarefas.
A todos os colaboradores no IAT, coordenadores de polo UAB e NTEs,
professores dos NTEs, técnicos, operadores de sala de videoconferência e
a todos que tem contribuído com os trabalhos, um especial agradecimento
e um grade abraço!
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